Funcionamento

 

Sem quaisquer apoios ou subsídios estatais, o nosso modelo de gestão depende dos serviços clínicos (consultas e tratamentos) que disponibilizamos a preços de tabela para financiar as situações de natureza social. Não apenas no que diz respeito a rendimentos comprovadamente reduzidos mas também a animais de rua.

 

É fundamental que quem contacta o Hospital Veterinário Solidário o faça sabendo que a SOS Animal – Portugal é uma organização sem fins lucrativos que baseia o seu trabalho em quotas e em donativos. Ser um hospital solidário não significa ser gratuito.

 

Gostar de animais e intervir em caso de necessidade pode ir além do resgate. Pode implicar apoiar financeiramente a resolução clínica. Infelizmente a SOS Animal – Portugal não tem como apoiar todas as situações e por isso contamos com a compreensão de quem nos contacta.
Apoiar a recuperação de um animal e ver a sua alegria de voltar a sentir-se saudável é a recompensa maior de quem realmente gosta de animais.

 

As principais atividades do HVS, no âmbito social, passam por:

 

  • Financiar a assistência veterinária a Animais resgatados ou errantes: um Animal sem tutor que seja levado ao HVS é isento de taxas de consultas e quotas. Aos restantes serviços e medicação é aplicada a tabela para sócios, se (e só se) não for possível à SOS Animal tutelar o Animal e financiar o tratamento na totalidade;
  • Financiar parcialmente a assistência veterinária a Animais tutelados por famílias comprovadamente carenciadas, recorrendo a uma tabela de preços de custo;
  • Acomodar Animais resgatados ou errantes, incluindo Animais provenientes de outras entidades, como forças policiais ou associações de proteção Animal, promovendo ativamente a sua adoção;
  • Esterilizar, desparasitar e vacinar colónias de gatos do bairro e de bairros confinantes, contribuindo para o controlo de natalidade destas superpopulações, e encaminhando alguns deles para adoção.

 

O HVS conta com 3 tabelas de preços:

 

  • Tabela 1 – para Não-Sócios: preços normais;
  • Tabela 2 – para Sócios do Clube SOS Animal: mediante pagamento de uma quota anual de 26 EUR, os sócios podem usufruir de uma tabela de preços mais baixos;
  • Tabela 3 – para Famílias Carenciadas: preços de custo para pessoas cujos recursos económicos reduzidos terão de ser previamente comprovados, mediante apresentação de documentação legal proveniente da Segurança Social, Junta de Freguesia da área de residência e Autoridade Tributária.