NUTRIÇÃO DO SEU ANIMAL

A alimentação de cachorros começa junto da mãe com a primeira toma de colostro. O colostro vai garantir não só as necessidades energéticas e nutrientes necessários ao começo da vida, e ainda, muito importante, vai garantir a passagem de imunidade e permitir aos cachorros defesas contra doenças nesta primeira etapa de vida.

Ao mês e meio começam a aparecer os dentes decíduos “de leite”. Com este aparecimento os cachorros começam uma nova etapa de explorar os alimentos sólidos. A mãe durante a última fase da gestação deve possuir alimento à descrição já que o volume de refeições será menor mas em maior número de vezes ao longo do dia. Ao mês e meio os cachorros também devem possuir alimento à descrição de modo a começarem a experienciar os alimentos sólidos. Para facilitar pode demolhar os croquetes secos em água tépida para facilitar as primeiras mastigações.

specific-cpdm-puppy-medium-breed-mta-6204

 

A dieta para cachorros deve ser uma ração completa e equilibrada de alta qualidade que permita o bom desenvolvimento do cachorro. Quantidade não significa qualidade, portanto dar mais não melhora as chances de o animal ser mais saudável, mas dar uma ração de alta qualidade vai permitir saciar a fome e providenciar os nutrientes necessários ao desenvolvimento corporal do cachorro (ex: Specific CPD Puppy). Na maioria dos casos esta alimentação deve ser providenciada até aos 12 meses de idade podendo variar conforme a raça. O tamanho do croquete escolhido também deve variar conforme a raça.

Alimentação do Adulto

n_116920_1_Esta fase de vida do seu cão está entre o 1 ano de idade e os 7 anos de idade variando conforme a raça. Normalmente, se houver desenvolvimento adequado durante a fase de cachorro, esta será a fase mais saudável da vida do seu cão. Nesta fase é muito importante garantir que necessidades energéticas são suprimidas conforme o nível de actividade e modo de vida, ou seja, se são animais de interior ou de exterior e se tem pouca ou muita actividade. No caso de animais adultos de exterior e com níveis altos de actividade devemos optar por rações completas com maior nível de gordura e níveis de proteína. No caso de animais de interior devemos optar por alimentações com menores níveis de gordura, ligeiramente maior teor de fibra e menor níveis de proteína. Em todas as fases de vida a qualidade é sempre importante ( ex: Specific CXD Adult).  Deve sempre escolher o alimento com baseno tamanho do croquete que deve estar ajustado a cães de raça pequena; média e grande.

specific-cgdm-senior-medium-breed-mta-6206Alimentação Sénior

A fase sénior da vida de um cão corresponde à idade acima dos 7 anos de vida. Nesta fase é importante fornecer alimentos com maior digestibilidade, palatibilidade (aumento do sabor) e garantir a presença adicional de alguns complementos vitamínicos e minerais. Este tipo de alimento permite uma melhor absorção intestinal e ainda uma melhoria geral do conforto osteo-articular que pode ser comprometido pelo aparecimento de artroses. Esta alimentação (ex: Specific CGD Sénior) fornece uma dieta completa de reduzidas calorias com suplementos que visam atrasar a deterioração articular e garantir uma  melhoria na mobilidade dos animais sénior, tal como, proteger a função renal, hepática e cardíaca.

 

Alimentações específicas

specific-digestive-support-mta-6223Este tipo de alimentação completa equilibrada é recomendada pelos médicos veterinários conforme determinadas doenças ou condições corporais que o seu animal possa apresentar.  Em cães que apresentem problemas digestivos poderá ser necessário a introdução de um alimento de fácil digestão que permita garantir um trânsito intestinal adequado e a redução da inflamação e acumulação de gases. (ex: Specific CID Digestive Support).

 

Problemas dérmicos necessitam de suplementação adicional de ácidos gordos, ómega 3, ómega 6 e muitas vezes se o seu animal apresentar uma alergia alimentar é necessária uma fonte de proteína incomum ou até mesmo de proteína hidrolisada que permita a redução do estímulo alérgénico.  Conforme as necessidades existem dietas (ex: Specific CDD e CDD-HY(proteína hidrolisada)) que permitem manter um cão com problemas dérmicos controlado apenas com alimentação.

specific-crd1-weight-reduction-mta-6220Obesidade é uma tendência nos nossos animais de companhia maioritariamente associada à diminuição da actividade motora e aumento do sedentarismo. A maioria dos casos de obesidade necessitam de uma dieta específica composta por um teor de fibra aumentado e redução dos níveis de gordura. A perda de peso deve ser gradual e lenta de modo a evitar complicações hepáticas. Este tipo de dietas permite reduzir o número de calorias ingeridas mas ao mesmo tempo saciar o seu animal. Após a perda de peso deve-se manter o animal sobre uma dieta de manutenção de peso evitando que este ganhe novamente o peso perdido. (ex: Specific CRD Weight Reduction.)

 

Com certo tipo de condições e avanço da idade o seu animal pode padecer de doença articular. Dietas com suplementação adicional (Specific CJD Joint Support) em  glucosamina, condroitina, manganésio e L-carnitina,  têm um efeito anti-oxidativo e anti-inflamatório ligeiro duradouro que atrasa a deterioração das articulações mantendo o seu animal com maior conforto e mobilidade.

Ainda existem outras dietas que contribuem para a função renal, função cardíaca e doenças endócrinas entre outras. Cada uma é formulada de modo a garantir a melhor nutrição do seu animal garantindo um efeito terapêutico através da alimentação que é essencial como auxílio a tratamentos que o seu cão possa estar a receber.